14 de janeiro de 2011

Jesus é Realmente o "Filho Unigênito" de Deus? (Resposta ao Blog Nova Cruzada)

Vejamos como a sabedoria bíblica só é dada a quem quer aprender e não só pegar um texto e falar qualquer coisa.


Vamos lá.

A palavra grega mo·no·ge·nés é definida pelos lexicógrafos como "único de sua espécie, ímpar", ou "o único membro de uma parentela ou espécie". (Greek-English Lexicon of the New Testament [Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento], de Thayer, 1889, p.417; Greek English Lexicon [Léxico Grego-Inglês], de Liddell e Scott, Oxford, 1968, p.1144) Este termo é usado para descrever a relação tanto de filhos como de filhas com seus pais.


Em que sentido ele é o "Filho unigênito". Ao contrario do que meu amigo Omar quis mostrar no Nova Cruzada, Ser Jesus chamado de "Filho unigênito" (Jo 1:14; 3:16, 18; 1Jo 4:9) não significa que as outras criaturas espirituais produzidas não eram filhos de Deus, pois também são chamados filhos. (Gên 6:2, 4; Jó 1:6; 2:1; 38:4-7) No entanto, por ele ser a única criação direta de seu Pai, o Filho primogênito era ímpar,(grego: mo·no·ge·nés) diferente de todos os outros filhos de Deus, os quais foram criados ou gerados por Jeová por meio daquele Filho primogênito (Jo 1:3; Col 1:16, 17 por isso o uso do plural  em Gên 1:26 "Façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança).

Não Co-criador. A participação do Filho nas obras de criação, porém, não o tornara Co-criador de seu Pai. O poder de criação procedia de Deus por meio do seu espírito santo, ou força ativa. (Gên 1:2; Sal 33:6) E visto que Jeová é a Fonte de toda a vida, toda a criação animada, visível e invisível, deve sua vida a ele. (Sal 36:9) Então, o Filho, em vez de ser Concriador, era o agente ou instrumento por meio de quem Jeová, o Criador, operava. O próprio Jesus atribuiu a criação a Deus, assim como fazem também todas as Escrituras. — Mt 19:4-6; 

De modo que "a Palavra"era o "Filho unigênito" de Jeová num sentido especial, assim como Isaque era o "unigênito" de Abraão num sentido especial (seu pai já tendo outro filho, mas não por meio da sua esposa, Sara). — He 11:17; Gên 16:15.

Maa Salama

Nenhum comentário: