8 de janeiro de 2011

Como debater (regras)

Venho pôr aqui uma coisa que achei interessante que um ateu pôs em uma comunidade do orkut. São regras para debater com ele. Achei que é razoável, então vou pôr aqui para verem, pois é quase o que eu considero certo em um debate.

Só  não concordo totalmente com a primeira parte que diz: "Vôcê antevê alguma possibilidade de mudar sua opinião sobre este assunto", aí se a pessoa diz não "Isto não é um debate, não conversarei com você sobre este assunto".

Pois se for um debate onde estiver só as duas pessoas, isto é valido, pois o que adianta debater se não vai mudar em nada. Isto vale ainda mais para assuntos religiosos, pois um religioso deve debater com o intuito de ajudar a pessoa a mudar um comportamento ou a mente, e não para ganhar a conversa.

O caso que não concordo é no caso de uma ou mais pessoas estarem ouvindo, pois aí mesmo que o debatedor que estiver errado não esteja debatendo com a possibilidade de se estiver errado mudar, ainda vale a pena pois as que estiverem escutando podem tirar proveito.

DESDE QUE SEJA SEGUIDO AS OUTRAS REGRAS, POIS SENÃO FICA CANSATIVO E NINGUÉM ENTENDE NADA.

Nenhum comentário: