17 de dezembro de 2010

Questão do sangue e Reportagens.

Aqui venho mostrar um video do youtube que mostra o contrário do que alguns dizem, de que as Testemunhas de Jeová por não querer a transfusão de sangue atrapalham a medicina.
E que são pessoas sem conhecimento, cultura e que seguem sem pensar logicamente e que agem por ignorância.

SERÁ QUE É ASSIM MESMO? vejam esses vídeos e terão uma idéia de se estas afirmações são ou não verdade.

                                         TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: REPORTAGEM
Apartir dos 4:29min deste video fala sobre a COLI para fazer ligação entre hospitais, médicos e pacientes,
vocês acham que haveria essa comissão se eles não estivesem aptos a tratar com médicos e não estivesem munidos dos mais diversos tratamentos sem sangue?
A resposta é clara: Não!
Tanto é que no video aos 4:56min fala de quantos médicos só no Rio Grande do Sul estão cadastrados aceitando faser procedimentos sem sangue.
170 medicos só na capital Gaúcha.
Todas as Testemunhas de Jeová tem conhecimento das alternativas pois tem um vídeo de Testemunhas de Jeová Estratégias Alternativas à Transfusão de Sangue (acho que é esse o nome, não me lembro) só sobre isto, que aparece aos 4:48 deste video.

                       Transfusão Sem Sangue no Globo Reprter (2004)

Neste video o reporter no começo diz que pretendiam  usar as Testemunhas de Jeová como um exemplo de fé que atrapalha o tratamento de saúde, mas ele faz uma pergunta: mas sera que é simples assim?  As pessoas deveriam se fazer esta pergunta antes  de criticar sem conhecimento de causa.
Este proceder das Testemunhas de Jeová fez com que vários médicos e em várias partes do mundo se aprimorasem em suas técnicas e em seu conhecimentos isso possibilitou que não só as Testemunhas de Jeová, mas também outras pessoas pudesem optar por tratamentos limpos(coloquei a palavra limpos pois para mim a transfusão de sangue é imundície) pois não é só as TJ que não aceitam transfusões.

Agora abordarei  o ponto de vista Biblico

Atos 15:28, 29 "Pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos [o corpo governante da congregação cristã] não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas [ou: abatidas sem se deixar escoar o sangue], e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós!" (Neste texto, o comer sangue é igualado à idolatria e à fornicação, coisas em que não devemos desejar empenhar-nos.) Ja ouvi dizerem que esta proibição é só para comer sangue, não ingerir por transfusão.

Será que é assim mesmo? 


Vamos raciocinar em cima do texto de Atos 15:28, 29 O uso de "acrescentar"  e "adicional'  no texto nos da a entender que o que viria asseguir era coisas que ja existia uma lei , agora que sabendo disso como saber se este "abster-vos"(apesar de já estar claro)  é verdadeiramente não usa-lo de modo algum ? Devemos ir para a lei que já existia no antigo testamento. 


Vejamos: para maior entendimento recorreremos agora a Lei mosaica para entender como Jeová deseja que seja feito com o sangue.
Lev.  12:15, 16 "Quando a tua alma o almejar podes abater animais, e tens de comer carne segundo a bênção de Jeová, teu Deus ... Somente não deveis comer o sangue. Deves derramá-lo na terra como água."


Levítico 17:13 "Quanto a qualquer homem dos filhos de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que caçando apanhe um animal selvático ou uma ave que se possa comer, neste caso tem de derramar seu sangue e cobri-lo com pó." 

Podemos ver claramente o ponto de vista de Jeová. O sangue não deve ser usado, deve ser descartado , jogado fora, inutilizado por derramá-lo no chão e coberto com pó para que não possa servir para nada.

E será que é dito isso só sobre o sangue animal? Vejamos:

Lev.7:26, 27 "Não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave quer de animal. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo."


Lev. 17:10 "Quanto a qualquer homem da casa de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que comer qualquer espécie de sangue, eu certamente porei minha face contra a alma que comer o sangue."

Estes textos mostram que não só o sangue animal, mas nenhum deveria ser usado (apesar da palavra aqui ser comer, podemos entender pelo texto que fala de derramá-lo e cobrí-lo com pó que não deve haver uso para nenhum tipo de sangue)


Lembremos que qualquer um que disser que é loucura ou fanatismo perder a vida por não transigir a lei de Jeová não pode se dizer cristão e está repudiando o que Cristo disse, a saber: Mat. 16:25, 26 "Todo aquele que quiser salvar a sua alma, perdê-la-á; mas todo aquele que perder a sua alma por minha causa, achá-la-á. Pois, de que proveito será para o homem, se ele ganhar o mundo inteiro, mas pagar com a perda da sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma?"


abster-se v pron abster-se [ɐbʃ'tersə]
privar-se de qq coisa
exemplo: abster-se de bebidas alcoólicas
2 não votar Nas últimas eleições abstive-me. 

                                      Noticias


http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo01.html
(medicina em crise)


http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/183.htm
(Técnicas de cirurgia sem sangue reduzem transfusões em operações de grande porte)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912006000200015&lng=pt&nrm=
(Autotransplante de fígado em Testemunha de Jeová portador de hepatocarcinoma)


http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT976701-1664,00.html
(Revista Epoca- Abindo a Cabeca- Cirurgiões operam o crânio de bebê testemunha de Jeová)

 
http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusão de sangue)

Planos de saúde de todo o Brasil oferecem tratamentos alternativos ao uso do sangue, basta procurá-los...

Se não tem dinheiro para pagá-los, processe o Estado, ele é capaz de autorizar o uso de tratamentos alternativos por força da lei


SALAM À TODOS


Nenhum comentário: